Monthly Archives:

January 2011

Day-to-Day

Hino da Comunicação 2011.

January 29, 2011

Já que não é adequado soltar isso no blog oficial, solto aqui no meu, numa espécie de desabafo irônico e saudoso. Música por May, Tito, Renata e Clóvis.


Arraial – Hino da Comunicação 2011

Esse é o quarteto da Comunicação
Nós mandamos cartas, emails de montão!
Se não recebeu cartinha, meu amigo
Reclame com seus pais, e não reclame comigo.

Nós só entregamos cartinhas no Descanso
Fora desse horário… Preste atenção:
Traga o chocolate, e fique bem quietinho
Não bata na porta, e saia de mansinho.

Nós temos ar condicionado
E temos milhares de cabos
Pilhas, teclados e câmeras
No blog contamos suas tramas.

Clicamos centenas de fotos
Não fuja e não insista
Todo dia seu pai reclama:
Minha filha não está a vista!

Saia da minha porta!
Pare de reclamar!
Seu email não vamos mandar!
Sua carta jamais vai chegar!
Sua foto não vou publicar!
Sua entrevista não vamos gravar!

Desista, desista!
Desista, desista, desista!

Desista, desista!
Desista!
Não aguento mais você!

Desista, desista!
Desista!
Eu não quero mais te ver!

Day-to-Day

Bad Mood.

January 27, 2011

2011 começou mal para a Simples Colher. Estamos saindo de tudo que entramos… Chega deu preguiça da competição.

Day-to-Day Tudo AV

[SET] Para Doar, É Só Falar!

January 26, 2011

A movimentação por aqui vai voltando aos poucos, conforme o tempo vai me voltando também. Estou em Salvador, como vocês já devem saber/ter percebido isso. Sempre venho com o intuito de filmar coisas, mas nunca dá certo. Dessa vez, o processo até funcionou bem, só a conclusão que saiu pela culatra. Vamos à saga.

A movimentação começou em São Paulo mesmo, com a Simples Colher, para o concurso Para Doar É Só Falar, incentivado pela ABTO e Fnac. A idéia era fazer um vídeo de até 30 segundos, mostrando como é fácil se tornar um doador. Olhamos os concorrentes – todos bem fracos, salvo três casos, que se tornaram os vencedores – e pensamos em algumas coisinhas divertidas. O problema é que isso já foi na última semana em SP antes de vir pra Salvador.

Viemos, eu e May, engendrando algumas idéias e já articulando a equipe soteropolitana, da finada Paperball Productions, basicamente Cogo e Diego. Escrevemos o roteiro, bem simples, e ficamos enrolando para produzir. Por fim, já era dia 04, a deadline de entrega era dia 07, e precisávamos fazer o filme! Fechamos o elenco com Diego e Débora Patricia – indicada por minha mãe, futura estudante de teatro -, e começamos a correr atrás da direção de arte. Como estávamos sem Super Lud, nós mesmos começamos a improvisar.

A idéia era filmar à noite, sem luzes excessivas, uma coisa low-key, romântica. Única possibilidade: luz de velas! O que acabava limitando nossas lentes a uma única: 50mm f/1.4, aberta ao máximo, com ISO 1000. Em resumo, pra quem não entendeu nada do último parágrafo, as condições de luz eram muito adversas, com grande potencial para perda de foco ou granulação excessiva.


No dia 05 eu e May passamos por tudo quanto é parte pra encontrar velas de diversos tipos, flores, panos, líquidos inflamáveis, tochas… Rodamos o filme no dia 06, no quintal de casa. Cogo e Diego chegaram bem cedo e começamos a montar o cenário, posicionar todas aquelas velas, tochas e parafernálias com fogo, arrumar a mesa, as flores, disfarçar uma coisa aqui, outra ali, pensar no contraluz, que seria feito com um led colorido, providenciar comidinhas e bebidas para a equipe, ar-condicionado (é difícil usar roupas sociais em Salvador, ainda mais no meio de tantas velas). Fizemos o boom com um tripé, e gravamos o som direto no macbook de Diego.

Resgatamos Débora em casa e voltamos pra rodar. Ensaios mil, começamos perto das 22h (horário planejado pra encerrar o set), e terminamos à meia noite, já marcando a edição para o dia seguinte, na casa de Cogo. 9h da manhã estávamos por lá, para uma montagem rápida e leves toques de correção de cor. Na hora de enviar, entretanto, o site estava bloqueado, impedindo novos cadastros. O ponto é: as inscrições eram válidas até aquele dia. Batemos, xingamos e até tentamos invadir o site, mas não conseguimos nada. Por fim, enviei algumas dezenas de emails pedindo ajuda à própria equipe do site, e até hoje espero resposta. Ficamos de fora de um que era garantido.

Abaixo, o resultado em HD, e a promessa da Colher, de não mais vacilar e adiar as coisas em 2011.

Day-to-Day

Play Time! [2]

January 25, 2011

Por uma fatalidade do destino, o começo do ano acabou coincidindo com uma oportunidade rara de adquirir brinquedos novos. Aproveitei e torrei tudo, do ano inteiro, em upgrades diversos para a 7D.

Da lista de lentes, temos 28mm f/1.8, 35mm f/2, 85mm f/1.8, 100mm MACRO f/2.8 e 135mm SOFT f/2.8, além da diversão suprema e complexidade inigualável: Lensbabies! E uma modesta 18-55mm f/3.5-5.6 para minha querida irmã, já que a acabei danificando a dela…

Já na lista de outras parafernálias, temos uma mochilinha da Canon, Battery Grip da 7D, uma bateria extra, adaptador de AC – pra ligar a câmera na tomada! – mais cartões de memória, um ring flash – MR-14EX, pra potencializar a 100mm MACRO -, um extensor de 2X – que estupidamente não serve em nenhuma das minhas lentes, mas serve direitinho na 70-200 f/2.8 -, um disparador remoto – com controle de tempo – e, não relacionado à 7D, agora já posso me aproveitar das capacidades do Zoom H4N! (e estou plenamente me aproveitando durante o Arraial).

Esses artefatos devem turbinar as produções da Simples Colher, além de melhor aparamentar a equipe de fotografia do Paraguayo. Abaixo, algumas imagens feitas com os brinquedos novos (as duas primeiras foram com a 100mm, e as duas últimas com Lensbabies).




Day-to-Day

Restos Mortais.

January 15, 2011


Depois de tanto tempo sem postar por aqui, aposto que muitos de vocês chegaram a me considerar morto, então, em vossa homenagem, fiz essas fotos com May, onde estamos meio… pálidos. Pois bem, é com esse modesto e humilde post que retomo o movimento nesse blog, aos poucos, também blogando pro Arraial Uniser, como costumo fazer em Janeiro, pra arrumar uns trocados e uma quantidade imensurável de diversão.

Estamos ambos, eu e a May, trabalhando no setor de Comunicação, e agora eu sou chefe! É a loucura de sempre de lidar com fotos, emails, pessoas, blogs, youtube, twitter, orkut… Agora já tô caindo de sono, então prometo voltar amanhã com novidades interessantes. Até lá.