Day-to-Day

Guarda-Chuva.

April 7, 2011

Quero escrever sobre guarda-chuvas desde sempre. Nunca o fiz, e agora entro no assunto, porque Segunda tava chovendo, e como sempre, fui contra os ditos cujos. Eu odeio guarda-chuvas. Uso de vez em quando, mas só quando a carga é mais importante (câmeras e outros equipamentos que têm aversão a água). De resto, acho que tenho motivos de sobra para desgostá-los.

O que é o guarda-chuva? “Um treco de metal e lona que você põe sobre a cabeça pra não se molhar.” Isso é bem relativo. Se a chuva estiver forte, pelo menos dos pés ao joelho você vai molhar, com ou sem guarda-chuva. Se a chuva estiver fraca, não há motivo para carregar peso extra, certo? Ok, então o guarda-chuva só protege sua cabeça e ombros com eficiência mesmo. Nessa mesma Segunda, aproveitei para um pouco de estatística e contei o tanto de homens com guarda-chuvas e o tanto de mulheres com guarda-chuvas. Elas ganharam, em disparada na frente. Tá, a conta pode ser equivocada em alguma instância porque eu não contei o número total de homens (com e sem guarda-chuva) e o número total de mulheres, pra fazer uma porcentagem. Mas… especialmente nos tempos atuais, que motivos mulheres têm para não molhar cabeça e ombros? Eu apostaria em algo relacionado a cabelo, que é desfeito na água… Mas, não vou seguir por essa trilha, era só pra ter algo em que pensar.

Mais uma coisa sobre a proteção: ela é bem eficiente, desvia para os lados a água que cairia sobre você. Gentileza, né? “Água em mim não, mas no meu vizinho tudo bem!” Ainda mais como é meu caso, que sou um pouquiiiinho acima da média de altura nacional: eu ganho toda essa água que as pessoas desviam de suas cabeças, direto no sapato, blusa, calça. Acredite, é uma maravilha. Além do fato de guarda-chuvas atrasarem imensamente o trânsito pedestre. Você tem que sair desviando de obstáculos bem maiores, que andam numa velocidade bem menor. Qualquer esbarrão, e pimba, toma mais uma dose de água na roupa!

Se você tem uma saúde legal, não vai ser uma chuvinha (ou uma tempestade) que vai te derrubar, se for por uma questão de higiene/poluição, devíamos então todos andar com botas plásticas por aí! Eu pelo menos tenho mais preocupação com a qualidade da água que corre molhando meus pés do que com aquela que vem de sei-lá-quantos-mil metros de altura. Por acontecimentos recentes, tenho que abrir uma exceção muito específica, para chuva com água radioativa, contaminada nas nuvens. Aí sim, vale se proteger. Mas, se você tá no meio de uma chuva radioativa… Bem, deve ter assuntos mais importantes a tratar.

Falando em “assuntos mais importantes a tratar”, voltamos à situação inicial, do ponto de ônibus chuvoso. Vocês sabem bem como é ficar no ponto de ônibus, não? As pessoas se amontoam na frente, pra ver se os ônibus estão vindo, e pouco se importam umas com as outras, “e o que eu tenho a ver com a moça com o bebê, que não consegue chegar aqui na pontinha pra ver se o ônibus dela tá chegando?”. Pois é. Já é assim em dias normais. Com guarda-chuvas então… É como se paredes coloridas fossem criadas na beira da pista, com ainda menos gente vendo os ônibus que vêm pela rua, e com seus queridos guarda-chuvas bem na altura da visão de quem normalmente fica olhando por cima do ombro de quem tá na frente. Mais uma vez, meu caso! Pra conseguir avistar meu ônibus a tempo, em dias de chuva, literalmente tenho que passar a barreira multicolorida guarda-chuvosa e pisar no meio da rua, pra ver o que vem.

Acho que um dos posts mais divertidos desse blog, que me lembra uma grande aventura, é fortemente relacionado a chuva, e não-uso de guarda-chuva. Minha Nossa Senhora da Penha!. Outro dia também, fui ao mercado, e em vinte minutos o mundo desabou em forma de água. Voltei pra casa rindo tanto e cantando alto na chuva. A corrente de água que descia na pista era tão forte que em mais de uma ocasião, me agarrei numa placa ao pular, pra não ser arrastado, nem perder meus chinelos. Gosto bastante, e em 90% do casos, me divirto com chuva.

Qualquer dia desses falo sobre guarda-sóis (que foram os inspiradores do guarda-chuva, e que fazem bem mais sentido).

  • May April 7, 2011 at 2:49 pm

    Isso porque você não usa óculos. É muito ruim quando tenho que sair sem guarda-chuva, não consigo ver nada!

    Só concordo com a parte do ponto de ônibus. :P

  • fiuza April 11, 2011 at 1:39 pm

    É, com óculo é barril. Com jeans também é uma merda.

    Mas andar na chuva é sempre divertido mesmo. Principalmente quando se está indo pra casa.

    Lembro daquela paleta homérica que fizemos do Campo Grande até o Alphaville… Pegamos chuva, sol, chuva, vento e calor infernal.

  • Diego Orge April 25, 2011 at 3:06 pm

    Eu também compartilho do ódio com relação aos guarda-chuvas. E não venha com esse negócio de óculos não, May. Se quiser use boné. hahahah

    Beijo!