Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos VIII] Adaptações.

October 11, 2012

Vocês já devem ter enchido o saco de me ouvir falando (ler?) que anamórficas precisam de dióptros para uma melhor performance. Um dos casos mais marcantes é o Panasonic AG-LA7200. O elemento frontal é imenso, e só é coberto por dióptros de 105mm. Com uma lente base mais fechada (em torno de 60mm numa Full Frame), um ângulo menor de sua área é utilizado, então filtros de 86mm também resolvem o problema. Mas, como fazer pra encaixar esses filtros de rosca na superfície plástica plana da lente?

Claro, a gente sempre pode apelar pra fita crepe, e eventualmente os filtros caem no chão. Ou velcro, que é feio que só o diabo e não tão prático de lidar nesse caso (imagina só: todas aquelas pontinhas afiadas perto do vidro da sua lente cara). Conversando com o Nicko, ele me sugeriu fazer peças de alumínio, que é resistente que só o diabo, e um material possível de se trabalhar nas condições certas.

A parte fundamental nesse processo é projetar as peças direito. Pra isso, é preciso tirar medidas com décimos de milímetros de precisão. Peguei ferramentas com o Scavone – nosso querido professor de imagem, e gênio nas horas vagas – sendo elas um paquímetro, e um micrômetro. É, um troço muito preciso. Munido dessas duas, saí tirando medidas da LOMO e do Panasonic pra fazer as peças.

Pro Panasonic, só preciso mesmo de uma chapa com uma rosca de 105mm que possa ser alterada para 86mm sem complicações. Esse foi bem fácil, e vamos parafusar na frente plástica da lente, tornando o trabalho mais prático.

Pra LOMO, comecei pelo mais complexo: uma clamp original. Não existem clamps adequadas a seu elemento anamórfico, então fiz a minha do zero. A primeira versão levou umas 3h pra ser modelada. Aí não fiquei satisfeito, tinha vários problemas, e fiz uma nova em 10 minutos, muito melhor, tanto em projeto, como em precisão.

Aproveitando o embalo da LOMO, fiz um encaixe para tripé, que já vai em uns buracos de parafuso que ela tem, e uma alavanca para o foco – falando nisso, tenho que remarcar o foco dela, porque alguém montou ela errado, e tá tudo fora de lugar… Além desses, tô planejando um anel adaptador com furos calculados para rosquear dióptros de 86mm nela também. É o Toyotismo meus caros, quanto mais customizado, mais interessante.


Esses modelos todos eu tô fazendo pelo Google SketchUp, que é o programa 3d mais fácil do mundo de trabalhar. Sério. A partir daí, eles são convertidos no formato de arquivo adequado e vão para uma máquina CNC, que replica o modelo digital em alumínio, à perfeição.

Assim que tudo estiver funcionando direito, e os modelos estiverem confirmadamente corretos – AKA quando as peças forem feitas mesmo e a gente juntar com as lentes – posto os arquivos aqui (open source, né?) pra quem tiver acesso a máquinas CNC fazer os seus também! Brincar de anamórfico já tá muito caro pra ter que comprar mais e mais peças.

  • Ferradans. · [Anamórficos XVIII] – Lens-yclopedia. July 12, 2013 at 11:01 pm

    […] lugar, né?) buscar umas coisinhas que estavam lá para ajustes e modificações. Dentre elas, aquela tal peça dianteira, com rosca de 105mm, pro Panasonic, que o Nicko fez pra mim e precisava mexer um pouco. A rosca tava muito alta, e […]