Anamorphic Day-to-Day

LOMO Foton-A 37-140mm T/4 Full Kit.

March 15, 2013

Sabe quando você quer muito uma coisa, e a solução parece simples, mas tudo vai se complicando ao redor? Esse é o meu relacionamento com essa lente. Tava aqui no computador da May, de manhã cedo – pra não acordar a menina – quando me aparece no eBay a referida lente do título. Desse momento em diante, tudo foi ficando mais difícil e vou explicar porque.

Essa lente é uma raridade do cinema russo. Produzida em pequena escala, é uma zoom, com possibilidade de se tornar anamórfica com um adaptador original na frente, projetado especialmente para ela, e que se move de acordo com seu anel de foco. Em resumo, é um sistema de foco único, numa lente completa. O tipo de coisa que chama atenção entre os anamórficos. Já vi essa lente e o adaptador venderem rápido por mais de US$4000. Essa que me apareceu tava beeem abaixo disso, e não era só a lente, tinha também o resto do kit, de apoio, filtros, e dois dióptros – esses eu também já vi sair por US$1000 cada. Série dos pensamentos: dá pra comprar? dá. E se estiver muito bichada? vou vendendo aos pedaços, que já dá pra tirar mais dinheiro do que investi. Pronto, cliquei em comprar.

O grande detalhe era o encaixe. OCT-18, incompatível com a 5D3. Mas já tinha visto outras dessas em OCT-19, e sabia que a conversão era possível. Fui pedir ajuda num fórum, e um camarada do Reino Unido me passou o contato de um senhor chamado Olex Kalynychenko, Ucraniano, especializado em antigas lentes do cinema russo. Já tinha visto menções a ele em diversos outros lugares, então fui adiante e mandei um email. Achei que ia demorar de responder, então já fui elaborando um plano pra acalmar o vendedor quanto ao atraso no pagamento – não acho certo pagar por algo que não vai me ser útil! -, mas qual não foi minha surpresa quando a resposta de Olex chegou em 20 minutos (e ainda eram 6h30 da manhã)?


Adaptador OCT-19 para EF.

Era uma resposta muito prestativa, dizendo que a conversão era possível, e os preços, além de outras questões, como fotos da lente e transporte. Fomos trocando MUITOS emails – até agora essa conversa ainda tá rolando, com pelo menos um por dia – e acertando as modificações e reparos na lente. Enquanto isso, na conversa com o vendedor, que é um sujeito chamado Zbignev, da Lituânia, ele se recusava a enviar para outro endereço que não o meu. Mas veja se tem sentido, olha onde a Lituânia tá no mapa mundi. Agora olha a Ucrânia. Olha o Brasil. Como diabos eu ia me resolver com um pacote do tamanho do mundo (a lente mede uns 50cm, e a mala de transporte é bem grandinha) vindo pro Brasil, pra depois voltar pra Ucrânia e depois mais uma vez pro Brasil?

Fui confiante que conseguiria convencê-lo e efetuei o pagamento. Por motivos desconhecidos, o eBay não deixou colocar meu endereço brasileiro, então coloquei o de uma amiga nos EUA. Nesse mesmo dia, mandei mais uma mensagem para o vendedor, dizendo que logo mais enviaria o endereço correto para envio. Essa ele me respondeu que não poderia fazer isso, que precisava enviar para o endereço do comprador. Esse dia foi tenso. Porque nem minha amiga tinha condições de receber a lente nos EUA, e o transporte ia ficar ainda mais confuso. Escrevi uma mensagem emocionada e indignada, pedindo ajuda ao sujeito, explicando toda a situação, explicando quem era Olex e o que ele ia fazer na lente, explicando que se viesse pro Brasil, a lente não ia ter nenhuma utilidade, que se fosse pros EUA, eu certamente perderia o pacote, enfim. Nessa mensagem coloquei também o endereço e contato de Olex. Aí fiquei esperando. Tenso. O paypal também não tinha liberado o pagamento, então, se eu quisesse cancelar, a hora era aquela, mas eu não queria cancelar. Eu queria a lente, e do meu jeito!

Na mensagem seguinte, Zbignev se tornou outra pessoa – acredito ter relação com o fato de o pagamento ter entrado certo – agradeceu o pagamento e disse que já tinha entrado em contato com “o senhor Kalynychenko” para resolver o envio, mas precisava de uma carta escrita por mim, indicando que eu solicitava e autorizava o envio de tamanho produto para um endereço diferente do meu. Aí foi moleza. Escrevi a carta em cinco minutos, com todo o cuidado do mundo, e fiquei esperando a resposta de Olex, pra saber se o vendedor tinha sido honesto e já tinha falado com ele. Quando ele confirmou, enviei a carta. Até pedi desculpas por ter sido um pouco rude na mensagem anterior.

Daí pra frente, com Zbignev, só tenho recebido updates do que eles estão combinando. Dividir o conjunto em dois ou três pacotes, despachá-los separadamente com baixos valores declarados e com três ou quatro dias de intervalo entre cada pacote, para que tudo chegue a Olex sem problemas. Ele já até me mandou fotos da embalagem cuidadosa do primeiro bloco enviado – o anamórfico – e o número de rastreio. Acredito que agora vai dar certo, mas não estou totalmente tranquilo até tudo ser entregue. Olex já disse que vai me mandar fotos de tudo que chegar por lá, números de série, e comentários sobre o estado geral da lente.

Na nossa troca de emails, porém, o assunto tem avançado, e já tô vendo direto com ele todas as modificações e ajustes possíveis e imagináveis pra tornar esse monstrinho mais trabalhável. Em primeiro lugar, vamos trocar o mount, de OCT-18 para OCT-19 – o adaptador EOS/OCT-19 já está a caminho do Brasil, vindo direto da Polônia, enviado por um Krzysztof que também foi muito gente boa -, depois, colimar separadamente e em conjunto o bloco esférico e anamórfico, ajustar o encaixe entre os dois, instalar anéis de foco e zoom – que virão da Rússia -, desclicar a abertura, para transições suaves e, o que mais tem quebrado nossa cabeça – fazer uma pecinha para substituir o sistema de sustentação russo original, padrão dovetail e pesadíssimo, por um com rosca de 1/4 de polegada para um rig de longarinas de 15mm e espaçamento de 60mm.


Circulando o suporte original, dovetail.


O suporte americano, e sua utilização desengonçada.

Até ontem, tínhamos um bom caminho através de um contato pelo Vimeo: um americano me mandou fotos de uma pecinha feita especialmente para isso, mas o rig dele fica meio desengonçado porque essa peça não permite controle de altura para a lente não ficar inclinada em relação à câmera, então, é preciso ter mais peças para compensar. O problema é que esse controle de altura que eu tava imaginando ou era muito chinês – e vagabundo -, ou era muito improvisado – e feio – até que ontem encontrei uma peça perfeita, que vai exigir algumas alterações na pecinha customizada, deixando a parte de baixo dela mais arredondada, mas isso é moleza. Agora só tenho que conseguir comprar e despachar pra Ucrânia.


A peça ideal.

Escrevi o post focando na lente porque tô bem empolgado com ela, mas queria deixar claro também o quão surreal é a rede de contatos pra fazer isso funcionar. O vendedor da lente tá na Lituânia, o técnico tá na Ucrânia, eu no Brasil e as pessoas que me deram dicas e suporte estão nos EUA e na Inglaterra, sem contar com os acessórios, que vêm da Rússia e Itália! Sério, se até o fim de Abril essa lente já estiver por aqui, tenho um projeto para fazer com ela.

  • Ferradans. · [Anamórficos XIV] Fix’em Up! April 4, 2013 at 11:39 am

    […] por dentro, mas polir, colimar e reaplicar o coating nunca estiveram em pauta. Até que comprei aquela LOMO e já que tinha que fazer modificações sérias, aproveitei pra fazer a manutenção completa. O […]

  • Ferradans. · [Anamórficos XIX] – Mais Lentes. July 4, 2013 at 8:25 am

    […] pra mim antes que fosse tarde. Uma delas é a LOMO 35OPF-18, uma 20-120mm, bocal OCT-19 (igual à Foton), com um adaptador anamórfico traseiro. Esses eu só conheço na teoria, então vai ser ótimo ter […]