Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos XII] Isco Widescreen 2000.

April 3, 2013

Muitos fatores me levam a acreditar que essa foi a última anamórfica que vou comprar em tempos recentes. Entre esses fatores temos uma enorme subida nos preços – todas as lentes que eu comprei no começo da pesquisa estão escasseando no eBay e os preços já dobraram (ou triplicaram em alguns casos) – e tá difícil achar uma boa barganha, como foi o caso desse Isco 2000, escondido no eBay britânico. Além dessa supervalorização, tem também o fato de que já experimentei com quase tudo que dava pra brincar! Já tive double-focus bom, double-focus ruim, Iscorama barato, Iscorama com problema, focus-through barato e pequeno, focus-through grande, quase todos os stretches possíveis, enfim, a essa altura eu já sei bem o que me interessa e o preço que eles valem.

A única coisa que ainda não passou por aqui foram lentes de 8mm, bem pequenininhas, mas tratadas como pedras preciosas. Temos aí os Iscomorphots (mini-Iscoramas), os Bolex-Mollers, Delramas/Vistascopes e Baby Hypergonars. Os três primeiros têm stretch de 1.5x e são single-focus, double-focus e focus through, respectivamente. As Baby Hypergonars são só 50 no mundo, double-focus e stretch de 1.75x. Um pouco exótico demais pro meu gosto.


Isco Widescreen 2000. Stretch 1.5x

Então, vamos ao que interessa, que é esse Isco 2000. O que é esse treco? Em suma, é um modelo de foco fixo, onde você só precisa focar a lente base, stretch de 1.5x e bem levinho. Esse que eu peguei já veio com um anel 62-67mm colado na frente, para uso de close ups, e uma clamp com rosca de 55mm, faltando um parafuso. Já botei mais um anel na frente, de 67-72mm, pra ficar no tamanho padrão de filtros anamórficos e uma tampinha, pra proteger o menino. Atrás, estou procurando descobrir o tamanho exato do parafuso, pra substituir logo os três. A clamp é de excelente qualidade, bem justinha ao redor da lente, porém um pouco curta – o elemento traseiro fica parcialmente exposto. Resolvi metade do problema colocando um anel 52-55mm, e padronizando também o encaixe e adaptando uma tampinha pra fechar o vidro quando não estiver em uso.

Pelo lado negativo, o elemento traseiro apresenta duas áreas de separação, que dá pra ver nas cores arco-íris da foto abaixo. Elas não afetam a imagem resultante, mas dependendo do ângulo que você olhe, é uma parada bem estranha e chamativa.

Como só peguei a lente ontem, não deu tempo de usar em nenhum projeto, mas fiz alguns testes e tive resultados curiosos. Ele não se deu muito bem com a Jupiter 9 (85mm), nem fechando bastante a abertura, mas ficou incrível quando encaixado com a Helios 44 (58mm), mesmo com a íris toda aberta.

O conjunto fica bem bonitinho, parecendo uma coisa só, sem parafusos saindo, nem diferenças de diâmetro! Além disso, é bem incrível ele funcionar bem com a Helios, uma vez que ela é muito aberta para as outras lentes de 1.5x que passaram por aqui. Vai facilitar bastante as coisas nos próximos docs da OLD!

Não consegui ver os flares ainda, mas parecem promissores, baseado em vídeos-teste no Vimeo. De acordo com pesquisas, ele tem foco fixo em 6m-infinito, então os close ups são bem importantes para conseguir fazer planos próximos decentes, mas close ups é algo que não falta nessa casa! Pra fechar o post, uma foto do setup utilizado pra fazer essas fotos de lentes elegantes, já mostrando duas lentes que vão ser tema de um post próximo, assim como uma foto da May, super-animada porque tem um programa de rádio inteiro pra fazer hoje (do roteiro à finalização)!