Anamorphic Day-to-Day

[Anamórficos XV] Century na Marra.

April 8, 2013

De vez em quando, as condições não são muito favoráveis, mas você já cometeu o engano e começou a brincadeira. O importante agora é seguir adiante, e resolver os pepinos. Fiz mais ou menos isso quando comprei um Century Optics com encaixe de baioneta, para a Canon GL1, que é uma câmera mini-DV.


Encaixe de baioneta, totalmente inútil nas lentes comuns.

Meu pensamento foi: “Ah, fazer um anel convertendo essa baioneta pra filtro é tranquilo! Várias pessoas já devem ter feito!”. Achei um exemplo no Google, de um Amit Bayo Ring, mas nenhum para comprar – só o oposto, transformando lentes baioneta em lentes de rosca. Deixei o Century de canto por um tempo, até que percebi que um anel de 52mm encaixava perfeitamente ao redor do bloco traseiro. Daí, foi só achar o diâmetro exato pra travar a baioneta, desmontar o encaixe, enfiar o anel lá dentro e colocar o encaixe de volta!

O tamanho era 67mm. Mas colocar o encaixe de volta se provou verdadeiramente desafiador, porque a trava da baioneta precisava ocupar um espaço que o anel agora ocupava. Era hora de brincar de açougueiro e fazer um serviço sujo – e ainda nem eram 8h da manhã. Nessa hora, lamentei ter só um alicate de pressão, e não um de corte, mas como já tinha começado a tragédia, não podia voltar atrás. Cavei um buraco no anel, grande o suficiente para caber a trava da baioneta, e recoloquei tudo no lugar. Fechou, e parecia que funcionava. Testei com uma lente, e de fato funcionava!


Depois de detonar o anel 52-67mm e fechar a lente de volta!

Bom, agora só tinha mais dois problemas. O primeiro, arrumar uma tampinha de rosca 52mm, pra proteger o bicho, e inventar um jeito de fazer um anel de filtro dianteiro de 72mm. A tampinha chegou pelo correio. O anel de filtro só me ocorreu anteontem, depois de re-organizar o lote de anéis adaptadores sobressalentes. Fui testando cada um, pra ver qual tinha o encaixe mais justo. O de 82mm passava completamente, mas a folga era muito grande. O de 77mm entrava a parte fêmea da rosca, mas a parte macho era muito estreita. “Ah, se eu tivesse um spacer de 77mm, só com a parte fêmea…”.

Nessa hora, meu olhar se dirigiu pra um Polarizador quebrado – tentando fazer uma clamp, trinquei o vidro e fiquei só com a parte móvel da rosca. Depois de olhar um pouco pra cara dele, achei que dava pra serrar fora a parte móvel e ficar só com a ponta, que é basicamente um spacer de 77mm, que passava pela frente do Century.

Se a adaptação do encaixe parecia suja, essa aqui foi uma verdadeira carnificina de alumínio. Com uma serrinha de construção comum e um suporte muito porco, fui serrando sobre a parte giratória. Levei perto de uma hora, cansei as duas mãos e quase acertei meu dedo com a serra uma meia dúzia de vezes. Foi divertido. Por fim, ele soltou. A parte de trás ficou com tudo que era mais grosso, a parte da frente quase só com a rosca de 77mm. Tentei encaixar no Century e não deu certo. Ainda tinham umas pontinhas muito afiadas que impediam a passagem

Retomei meu espírito hack and slash e detonei as infelizes com aquele alicate sem corte, tomando todo cuidado do mundo pra não empenar o anel. Agora passava bonitinho, mas tava folgado. Passei duas camadas de fita isolante para servir de calço, além de proteção contra as farpas, e coloquei na frente um anel 77-72mm, afinal, a rosca mais comum pros close-ups anamórficos é de 72mm. Encaixei na frente da lente, e tudo funcionou. Consigo rosquear filtros, prender numa lente base e alinhar sem qualquer problema de coisas ficando folgadas, soltando ou caindo.



Isso tudo pra no fim tornar a menina mais amigável para a venda. Tô pensando em colocar no mesmo bloco ela, a Helios e a Pentacon com aberturas ovais, e ver se alguém se interessa. Já é tudo que você precisa pra todos os aspectos anamórficos! Desfoque oval, cinemascope e flares azuis!

  • pliniohiguti May 6, 2013 at 4:23 pm

    quanto vc quer nesse brinquedo?