Anamorphic Day-to-Day Tudo AV

Alberta #3.

August 18, 2013

Como alguns de vocês devem se lembrar dessa empreitada com filtros, trabalhei num projetinho de promo para um bar aqui no centro de São Paulo, chamado Alberta #3. Quem me chamou foi o Padu Palmério, justamente por conta dos posts sobre anamórficas por aqui.

Dispenso comentar que as lentes foram usadas no clipe, né? Usamos o Century, o Isco Widescreen 2000 e o Isco 54, cada um pareado com sua melhor dupla de lente base. Mais da metade da primeira diária (noturna) a gente gastou pra fazer um único plano. que é o da grua master blaster. Depois, eram inserts diversos do carro, que acabaram dando errado porque o carro tava mais pra bomba do que pra carro mesmo! Tudo isso debaixo de uma chuva fina e um frio de doer os ossos.

Num dado momento da noite o carro morreu e não tinha santo que ajudasse ele a voltar à vida. Depois de muito deliberar sobre o assunto, concluiu-se que só podia ser falta de gasolina, e fomos todos ao posto mais próximo. Nessa hora, como já tava perto da Augusta, acabei resolvendo voltar pra casa, porque tinha uma pá de coisas no dia seguinte.

Na segunda diária eu acabei que não pude aparecer, então dei um crash-course pro Caio Campos – diretor de fotografia do vídeo – sobre quaisquer problemas que ele poderia encontrar lidando com as lentes, e como fazer uso dos close ups. Baseado no resultado abaixo, acho que eles conseguiram se dar muito bem nessa experiência!

  • leandro lima August 23, 2013 at 12:28 pm

    meuuuuuu, to precisando de ajuda urgentemente !

    to montando meu kit HDSLR com uma anamorphica EIKI 16F e gostaria de saber qual lente eu ponho antes da eiki, me recomendaram uma jupiter 9 85 mm, eu tenho uma rokinon cine lens 85 mm com os step ups ela da um pouco de vignete, que lente eu poderia adquirir para nao ter nenhum vignete !????????????????????? danke !

  • Tito Ferradans August 25, 2013 at 3:28 pm

    Olá Leandro!

    Que câmera você tá usando? Se tá vinhetando um pouco em 85mm, imagino que seja uma 5D, correto?

    Então, a indicação da Jupiter9 é justamente porque ela é super simples em termos de projeto óptico, coisa que não é comum nas lentes modernas, como a Rokinon. Em todo caso, se não quiser arriscar na Jupiter, o melhor jeito de eliminar a vinheta é utilizar uma lente mais longa, de 90mm em diante. Uma 100mm ou 135mm com certeza vão resolver esse problema!

    Abraço!