Anamorphic Day-to-Day Specials Tudo AV

[Título Provisório] – Proof of Concept

December 28, 2013

[Título Temporário] é uma websérie de ficção científica ambientada no Brasil e feita por brasileiros.

Numa realidade distópica, a partir da intensificação dos conflitos originados durante as manifestações e protestos de Junho de 2013, a região metropolitana de São Paulo foi evacuada às pressas e grandes muros foram erguidos, prendendo do lado de dentro manifestantes, policiais, e cidadãos alheios.

Quem conseguiu fugir, fez a coisa certa. Os que ficaram, foram abandonados à sua própria sorte.

Depois de anos em guerra e milhões de vidas perdidas, a sociedade começa a se restaurar. Sem água, energia, gás ou suprimentos, é preciso sorte e cautela para continuar vivo.

Essa é a nossa proposta audaciosa. Os dois primeiros episódios foram desenvolvidos ao longo da matéria mais aleatória que peguei em quatro anos de USP, e não recomendo para ninguém: Produção Audiovisual e Periféricos. É roubada na certa, mas com muita disposição e coragem, conseguimos tocar o projeto adiante graças à empolgação da turma. Tivemos diversos reshoots, correções e improvisos, sem contar alterações em relação ao roteiro original, mas tenho bastante orgulho do resultado.

Dei uma de peão e cobri muito mais funções do que seria saudável, justamente por ter vontade excessiva de que desse certo. Fiz o argumento, escrevi o roteiro, arrumei a ordem do dia, dirigi (mal), fotografei (bem), sincronizei o som (sem claquete), montei e fiz toda a pós (efeitos, cor, raw, créditos, abertura e vinheta). O tempo entre o set e o produto final foi de exatamente seis semanas, competindo com TCC, porque pretendia apresentar tudo junto – os dois episódios feitos serviram imensamente para ilustrar tudo que tá escrito no trabalho.

À equipe, já agradeci infinitamente, e agradeço novamente, assim como registro minha gratidão aos nossos atores, Lucas Durão e Larissa Orlow, que toparam todas essas roubadas, de ir no Paço abandonado diversas vezes, pra fazer um ou dois planos que ficaram faltando ou falharam na montagem. Obrigado, meus queridos. Isso não teria sido possível sem a coragem e disposição de vocês.


Victoria, Alexandre, Lari e Luciana


Eu, Chou e Luciana

Depois do lançamento público do primeiro episódio, conversei com um bocaaaado de gente animada e interessada em participar, e fico muito feliz de dizer que estamos trabalhando numa primeira temporada completa para o ano que vem. Os detalhes ainda são secretos, mas assim que tudo for se confirmando e encaixando, vou colocando por aqui pra vocês! A aposta é tanta que até mudei a temporada no blog! Chega de lenga-lenga, e vejam aí o referido episódio.

Como o treco foi feito em anamórfico e raw, a resolução máxima é um pouco brutal. Marquem 1440p na caixinha do Youtube, para melhores resultados!

O segundo episódio já tá quase pronto, só falta arrumar a trilha musical, e será publicado!

  • Luciana Parelho December 29, 2013 at 10:36 am

    Muito bom, Tito!

  • paulo rogerio February 11, 2014 at 10:05 am

    oi queria saber onde voçe compra suas lentes antigas? ,eu vi varias em posts antigos, se tem algum site ai de sao paulo que eu possa comprar ou tu me indicar algum vendedor…

    • Tito Ferradans February 12, 2014 at 7:58 am

      Olá Paulo! Ainda tenho algumas que estou me desfazendo, mas em geral compro tudo pelo ebay, uma vez que a disponibilidade e preços do MercadoLivre não são tão legais. O que você tá procurando?

      Abraço!

  • paulo rogerio February 12, 2014 at 9:41 am

    eu tava afim de uma lomo oct e outras para full frame mais simples! 20mm, 24-70mm ,anamorfica entre outras…

    • Tito Ferradans February 12, 2014 at 2:44 pm

      Anamórficas no Brasil são beeem complicadas de achar. Acho que concentro a maioria delas em minhas mãos! hahaha.

      Tô com uma Century WS-13 (que cobre o sensor full frame a partir de aproximadamente 28mm) para vender e um Panasonic LA7200, levemente aprimorado também, ambos funcionam de forma bem interessante combinados com a 24-70mm em uma câmera FF.

      Aí, na categoria das LOMOs, tenho uma 20-120mm OCT-19, com adaptador anamórfico traseiro. Ela não funciona em full-frame, só APS-C.

      Claro, todas as três tem preços completamente diferentes.

      Dá pra ter mais informações sobre o Century WS-13 e essa LOMO nesse post aqui:
      http://tferradans.com/blog/?p=5335