Day-to-Day

Intensificando Atividades.

September 18, 2014

O Term 1 era moleza comparado com o segundo. A gente continua usando os mesmo programas (amém!), mas os assignments ficaram bem mais elaborados e exigentes, e agora não é só “replicar”, envolve um tanto de interpretação e criatividade no estilo de fazer cada coisa. Os exercícios agora são mais elaborados, atravessando mais de uma aula, ou com aulas exclusivamente designadas para nos ensinar soluções criativas para os problemas que vamos encontrar na execução das tarefas.

Nesse post vai ter um bocado de coisas de animação, que é uma aula que eu tava achando meio chatinha, mas ontem a gente filmou estilos de caminhada (personality walks), por nós mesmos, e agora estamos animando em cima disso. Só o fato de ser algo “próprio” já dá um super gás pra tocar a idéia adiante, e acho que é a animação que tô fazendo com mais cuidado de todas até agora!

Bom, pra chegar nesse Personality Walk, a gente teve passos (olha o trocadilhooo) anteriores, primeiro animando uma bolinha andando, em 2D. Aí, passamos pra 3D.


Depois, entraram mais elementos em jogo: tronco e braços. Em 2D é bem fácil de fazer isso, porque são só os tracinhos, e se der merda, você vai e apaga.

Em 3D, é um inferno. Cada braço tem quatro controles diferentes de giro (cada controle tem três ângulos), a coluna é composta por seis controles, cada um com seus três ângulos de rotação, os pés tem três eixos de movimento e três giros, joelhos, quadril, cintura e cabeça, tudo pra mexer individualmente ao longo de muitos frames e fazer uma caminhada “natural”. A minha não ficou muito natural, meio exagerada demais, muita ginga, mas nada terrível.

Numa outra aula, de Surfacing dessa vez, a gente tava vendo como reproduzir pele, em 3D, reagindo de forma natural à luz. Foi aí que eu realmente percebi o quanto a gente estuda o mundo real pra poder recriar as coisas no computador. Uma tecla que eles não cansam de martelar é “se você acha que sabe como algo funciona, provavelmente tá errado. Sem referência, sua imaginação vai preencher as lacunas, e não vai ficar algo convincente”. E é muito verdade. Nas aulas de animação a gente vê centro de gravidade, como a gente equilibra nosso peso enquanto anda, ritmo, peso, nessa aula de Surfacing a gente tava vendo o que compõe a pele, epiderme, hipoderme, espessura de cada uma, como a luz atravessa, cor, melanina, etc. Em rigging, a gente tá vendo como ossos, músculos e juntas funcionam e, pra completar o kit, a gente também tem Life Drawing uma vez por semana, que é a grande surpresa desse term (achei que ia detestar, porque não sei desenhar, e já tô achando divertidíssima) – no term passado, esse prêmio foi pra Team Building.

Voltando pra animação, pra coisa ficar bem feita, a gente filmou as caminhadas de frente e de lado, pra poder ver direitinho onde tá indo o centro de gravidade, que ombro tá pra frente, que braço e que perna tá fazendo o quê, essas coisas, pra depois jogar isso no computador e desenhar por cima das poses principais. Já fizemos a base em 3D hoje – mas só vou postar a animação quando estiver totalmente pronta – e vamos fazer a 2D na semana que vem, a partir desse cheat-sheet aí embaixo.


No processo de converter esses vídeos pra folha acima, aproveitei pra desenhar grosseiramente os frames intermediários e centralizar o movimento no After. Coisa rápida, só pra ver como a animação vai ficar em 2D, quando fizer direito.

Parando com a onda de animações, vamos pro outro mega assignment que temos até o momento, que é modelar um quarteirão inteiro da Water Street, em Gastown (a duas quadras da escola). Nosso grupo tem quatro pessoas, e temos sete prédios pra matar. Fiquei com o maior, enquanto o povo ficou com dois prédios, cada um. O meu é esse aqui ó. Tô indo pra lá quase todos os dias no intervalo de almoço, pra fazer desenhos e anotações sobre detalhes das vitrines, medidas (feitas com uma trena, no meio da rua), alturas (usando o bendito Teorema de Pitágoras). Eu até postaria as anotações, mas elas estão por demais caóticas.

Enfim, semana passada a gente entregou uma versão proxy da coisa, que é algo sem muitos detalhes, mas do quarteirão inteiro, juntando os prédios de todos nós. A imagem gigantesca fica aí embaixo. A entrega final é daqui a dez dias, e tenho uma lista considerável de detalhes pra corrigir ou modelar do zero, em meio aos outros assignments. Diferente do Term 1, a gente tá modelando a vizinhança no tempo livre, e nas aulas estamos modelando um personagem. É muita tarefa de casa, colegas.

Tem um monte de coisa ainda não contada, mas vou deixar pra outro post, senão vai a tarde inteira embora, e ainda tenho um monte de coisas pra fazer por aqui.