Day-to-Day

[SET] Dois Dedos de Prosa e Poesia.

August 13, 2010

Admito que ainda tô meio surpreso de ter sido convidado pra esse set, mas aposto que tem algo relacionado à jornada dos Cines. Certo dia, quando cheguei em casa, me deparei com um e-mail da Taka (AV2006), me chamando pra fazer assistência de foto pro Murilo (AV2008, o mesmo que já foi citado aqui infinitas vezes), num projetinho que eles tavam produzindo para uma escola de ensino médio em parceria com a USP/Unicamp. Com direção de Lucas Barão (AV2005) e som por Tomás Franco (AV2005 também), que até então eu não conhecia.

O roteiro, bastante picareta, escrito pelo professor (do colégio) que encabeçava a idéia, era uma paródia mal feita do programa “Marília Gabriela Entrevista”, onde a apresentadora Marina Graziela entrevistava a autora do livro – fictício – “Eu Não Sou Amélia”, Mariana Pontes dos Montes. Dá pra notar a picaretagem da coisa só pelo nome dos personagens, que deu um breve nó na cabeça das atrizes e diretor.

Andrea Tedesco é Mariana Pontes dos Montes

Cheguei cedo por lá, umas 9h, pra me inteirar do posicionamento das luzes. Tínhamos duas Pampa Lights, essas malas da foto abaixo, no alto dos tripés, e seis “dedos”, esse par de bichinhos menores, nas laterais, e mais quatro escondidos atrás da mesa. Levamos um bom tempinho posicionando todos eles corretamente, desenhando a luz na parede ao fundo, escondendo cabos e tripés e trocando as temperaturas de lâmpada da Pampa (daylight vs tungstênio). Como o ambiente de gravação era um estúdio de SOM topo de linha, não quisemos arriscar a fiação e puxamos eletricidade de três pontos diferentes (do estúdio mesmo, de um bebedouro e da sala dos técnicos, que fica ali perto do estúdio).

Depois do serviço feito, almoçamos por conta da produção da própria Taka e assistência da Piera e do Caio Zam (ambos do AV 2009). Lucas já conversava enfáticamente com Andrea Tedesco, que interpretaria nossa entrevistada. Ah, sim, logo no começo do dia eu já ajudei a Piera a invadir o CAC (Centro de Artes Cênicas) e sequestrar uma mesa lá de dentro, com cara de taverna. Concluímos que realmente era muito fácil roubar coisas da USP, caso essa fosse nossa vontade. Ninguém pediu nem um papel, ou nome, ou confirmação, enquanto passeávamos por aí carregando uma mesa enorme.

Quando todo mundo já tava de barriga cheia, subimos de novo e acertamos enquadramentos. Nicko (AV2006) montou um esqueminha de logar os arquivos das câmeras só conectando o cabo ao Macbook, que facilitou nossas vidas e gerou complicações, quase numa mesma quantidade. Usamos duas 7Ds no processo, pra gravar planos simultaneamente e acelerar o processo. Lucas ficou bem animado quando viu que tinha essa possibilidade, adiantando o andamento da diária de forma considerável.

Chega Erika, que faz nossa apresentadora, e já vai direto para maquiagem e figurino, também com a Taka. Testamos todos os enquadramentos literalmente copiados do programa original, do GNT, e ficamos só esperando as meninas voltarem, prontas pra gravar, coisa que não demorou muito.

Erika Zanão é Marina Graziela

Ao longo da tarde, nosso maior problema era com o posicionamento do microfone, que, com frequência, aparecia nas sombras ao fundo do quadro nos diálogos. Nada que uma cadeira não resolvesse. Um pouco mais alto, Tomás conseguiu captar tudo que precisava. As meninas não erravam nunca, e tínhamos planos com quatro, cinco minutos direto, o que acelerou ainda mais as coisas. Perto das 16h tivemos uma pausa pro lanche, e terminamos às 18h. Muitos fios pra enrolar e coisinhas pra guardar. Aprendi uns preços de aluguel de luzes. Não é tão caro quanto imaginava. Ah, e aquele fio que a gente puxou da sala dos funcionários… bem, eles foram embora, e a tomada ficou presa do lado de dentro. Taka teve que voltar no dia seguinte, bem cedo, pra resgatá-lo e devolver junto com o resto do equipamento sem pagar multas absurdas.

Antes de partir pra casa, tirei mais umas dúvidas com a Taka sobre o ponto alto do set: Remuneração! Coisas de notas fiscais, etc. Vou ganhar dinheirinho pelos serviços prestados, e até receber pela “locação” da câmera! Como todos concordaram “produzir com dinheiro é oooutra história!”. Esse set só ilustra o quão vantajoso (apesar de exaustivo) é estar trabalhando em TODOS os Cines. Há!

Psicologicamente falando, uma grande conquista: TRABALHAR com audiovisual!

  • Ferradans. · [JOB] Profissão Repórter 2. November 14, 2011 at 4:37 am

    […] os dois elementos do primeiro trabalho, e mais quatro outros atores, inclusive a Andrea Tedesco, do Dois Dedos de Prosa e Poesia – acabei de perceber que não tem fotos dela no […]

  • Ferradans. · [JOB] Profissão Repórter. July 12, 2013 at 11:40 pm

    […] projeto era no mesmo esquema do Dois Dedos de Prosa, Dois Dedos de Poesia, com finalidade educativa (pelo que entendi, ambos vão fazer parte da lousa digital, iniciativa da […]