Day-to-Day

[JOB] Profissão Repórter 2.

December 5, 2010

Vou fazer um comentário superficial, que já é melhor do que comentário nenhum. Esse trabalhinho foi há duas semanas, e o post tá aqui com as fotos, pra ser escrito, e até hoje enrolei. Agora que tenho que escolher entre terminar de escrever isso ou terminar um trabalho, óbvio que vim pra cá!

Quem me chamou para a equipe foi o André (AV2005), responsável maior pelo trabalho (e assistente de direção, ao longo do processo). Acho que teve alguma coisa a ver com o primeiro Profissão Repórter… Especialmente porque a gente teve que refilmar umas coisas… É, definitivamente teve relação com isso.

André, simulando altura da atriz.

Mas o trabalho não era só refilmar coisas do outro, que não deram certo. Isso era minoria. Tinha todo um novo roteiro, além disso. Novamente a direção era do Gustavo (AV2006), esse ser acelerado da foto abaixo (escolhi essa foto movimentada justamente porque passa o espírito do Fattori). O elenco também tinha os dois elementos do primeiro trabalho, e mais quatro outros atores, inclusive a Andrea Tedesco, do Dois Dedos de Prosa e Poesia – acabei de perceber que não tem fotos dela no post…

Gu, correndo de um lado pro outro, como um bom diretor.

O som novamente ficou a cargo do Pato, e a fotografia nas mãos da Didi (AV2006, mesma fotógrafa do primeiro Profissão Repórter), só que dessa vez, ao invés de usarmos uma HVX200 que foi para o Deserto-De-Não-Sei-Onde, usamos uma 7D. A arte (essas coisas incríveis que vocês vão ver nas fotos de estúdio) era responsabilidade da senhorita Ludmila (AV2008), que agora tinha a Mari Chiaverini (AV2008) como assistente. Sério, sempre fico admirado com as coisas que ela consegue fazer.


A primeira diária foi no Centro Cultural São Paulo, como comentei no outro post, e por isso as imagens ficaram incrivelmente belas. No segundo dia, rodamos na biblioteca da Aplicação, dentro da USP mesmo, uma lugar similar a Avalon, e no CTR. Não é qualquer um que consegue encontrá-la! Por fim, a última diária foi numa quarta feira, dentro do estúdio B velho.




Giovanna Tukamoto e Renato Baragão, no Centro Cultural São Paulo.

Nessa primeira diária, minha função principal era conseguir fazer com que as extensões chegassem até as tomadas 220V, que ficavam escondidas nos banheiros, e posicionar a luz de forma adequada. Quando nos afastamos muito dos banheiros, mudava de cargo, fazia coisas de foco, passava o material dos cartões para o computador, trocava lente, etc… Nosso cronograma era peculiar. Entramos antes de a biblioteca abrir, e tínhamos até o horário de abertura para filmar todas as cenas com fala. Depois que abrisse, só coisas sem fala, ou com poucas palavras, para não atrapalhar a leitura das pessoas que estivessem por ali. Os responsáveis pelo espaço foram super gente boa, e ajudaram a gente um bocado.



Segunda diária: Giovanna claquetando, e uma cena na sala do Joel.

Na segunda diária, depois de fritar um transformador, puxamos uma extensão do terceiro andar até o térreo, pelo vão central do prédio da Aplicação. o CTR tinha ainda mais problemas com tomadas 220V que o CCSP e a Aplicação. Quase tivemos que puxar um fio pela janela, e depois cruzar o andar inteiro com extensões.

Felizmente, o André tinha chaves de grande parte das salas, e conseguimos achar uma tomada no Laboratório Fotográfico, para filmar na sala do Joel, com muuuitas coisas trazidas da sala do Edu Vicente. Também teve uma externa nesse meio tempo, na qual eu estava sem função, então fui checar emails. Aí que descobri que tínhamos vencido o Festival do Minuto, e saí gritando pela Lud.

A terceira e última diária era no estúdio, mas com horário apertado, pois tínhamos que devolver todo o equipamento alugado na Quanta. Tivemos que refazer um bocado do setup de luz, pois a posição das coisas teve que mudar em função de uma parede em que a tinta não pegava. Acho que passei mais horas desse dia no alto de uma escada do que no chão firme. É sempre legal mexer com refletores decentes.




No fim da última diária, todo mundo queria as cadeiras-lápis, mas ninguém tinha como levá-las pra casa. A Didi criou coragem e chamou um táxi pra ela, arrebatando as duas para seu quarto. De novo, o trabalho tem pagamento, mas ainda deve demorar mais uns dias pra sair.

  • Tito Ferradans December 5, 2010 at 7:06 am

    Até que não ficou tão superficial assim, né?

  • simples colher December 8, 2010 at 7:55 pm

    Nem um pouco! ;)

  • Ferradans. · [SET] Eternal Starlight Of A Dad’s Heart. March 5, 2011 at 7:18 pm

    […] exatamente uma semana antes da deadline de envio do arquivo. No elenco, Renato Baragão (dos Profissão Repórter) e Léo Palhano, encontrado através de um vídeo seu no Youtube! As nossas locações eram: USP […]

  • Ferradans. · [JOB] Decifra-me Ou Te Devoro. February 20, 2012 at 10:33 am

    […] fim de semana de Carnaval, o trabalho era pra Astronauta – mesma do Profissão Repórter e Profissão Repórter 2 – produtora do Vieceli, Nicko, Luciana Arakaki e Taka. Quem me chamou foi o Cauê Jannini […]