Day-to-Day

[JOB] Decifra-me Ou Te Devoro.

February 20, 2012

E não é que três dias depois do fim das filmagens do Sequestradores eu tava filmando de novo? Nesse fim de semana de Carnaval, o trabalho era pra Astronauta – mesma do Profissão Repórter e Profissão Repórter 2 – produtora do Vieceli, Nicko, Luciana Arakaki e Taka. Quem me chamou foi o Cauê Jannini (AV09), que tava produzindo, e, pela primeira vez – YEAH! – fui como chefe, e fotografei a parada!

Na equipe, tínhamos o Albanit (AV11) como assistente de Produção e de Direção, o Gustavo Fattori (AV06) como Diretor, Gabi Akashi (AV11) na assistência de Fotografia, Carol Rodrigues (AV10) como Logger, Anna Julia Azambuja (AV08) como Diretora de Arte e o Pato (AV08) no Som.

No primeiro dia – Sábado – filmamos na ETEC Guaracy Silveira, em Pinheiros. Chamada bem cedo, 6h40, por medo da chuva no fim do dia, e de ficarmos sem luz natural! A van passou aqui em casa cedo pra caralho – 5h20 – para irmos resgatar o equipamento de luz. Coisa pouca, duas PLs e um fresnel. Aí passamos na casa do Gu e da Anna e, por fim, no metrô Faria Lima pra pegar o resto da equipe. Na escola, descarregamos tudo, armamos o café da manhã e organizamos a base enquanto o zelador não aparecia para abrir nosso primeiro set, e os atores mirins começavam a chegar.

Armamos o circo numa sala grande, fingindo uma aula dos anos 80. Aline Filócomo fazia o papel de professora, e tínhamos mais sete – ou seriam oito? – crianças como alunos. Desculpem gente, não consigo lembrar o nome de todos. As janelas gigantes facilitavam minha vida, e tudo que eu tinha que fazer com as PLs era reforçar essa luz nas crianças que estavam mais longe da bendita janela. O fresnel era sempre pra fazer um contraluz divino, quase um fetiche. E lá fomos nós escada acima com os cases, tripés, prolongas, transformadores e sacos de areia. O dia pela frente era longo.


A ordem do dia também era longa. Muitos, muitos planos, mas relativamente simples. Fomos então, acelerando ao longo do dia, e eliminando tudo, um a um. Muitos detalhes, coberturas e planos próximos onde a luz era realmente fácil de montar. A Gabi é uma assistente genial, e ocasionalmente o Albanit também dava uma mão pra apertarmos o passo. A parte mais curiosa é que me vi fazendo muita coisa que – quando assistente – achei que era frescura e só agora percebi que na verdade fazia bastante sentido. Isso já tinha acontecido no Sequestradores, mas dessa vez foi bem mais perceptível, porque dava tempo de pensar nas coisas antes de sair rodando!

Pela manhã, toda a nossa programação foi nessa sala dos anos 80. O acontecimento mais incrível de todos, ainda nos primeiros planos, foi quando uma pomba louca invadiu a sala de aula, enquanto rodávamos, e todo mundo caiu na gargalhada. O Gu aproveitou a deixa pra usar essa situação como indicação várias vezes durante os takes! Depois, liberamos essa leva de atores mirins e fizemos uma breve turnê por outros espaços da escola, com outros atores mirins recém-chegados, fazendo uma série de (quatro) depoimentos presentes no roteiro. Um no Laboratório de Informática, um num corredor, outro no pátio – nesse, a PL tava quase encostando no rosto do garoto, pra compensar o fundo iluminado pelo Sol, mas deu super certo – e por fim, um na quadra, onde fritamos o juízo por breves minutos.

Então, lembra quando eu falei que o acontecimento mais incrível foi a pomba invadindo a sala de aula? Horas depois, descobri estar errado, quando encontramos um pombo VERDE – mesmo, brilhante – e sem uma perna. Concluímos que ele deveria ter complexo de Papagaio-de-Pirata-E-Pirata-Ao-Mesmo-Tempo. Até tirei umas fotos, mas não sei onde foram parar. Se eu encontrar de novo, coloco aqui! Era absurdo…

Fomos então almoçar, quando chegou ninguém menos que a Gilda Nomacce, que faria o papel da Professora Marina. A tarde então foi uma das coisas mais impressionantes que eu já testemunhei num set. A forma que a Gilda se enturmou e fez fluir as cenas com as crianças era surreal, quase inacreditável. Os planos então passaram a ser enormes, porque o Gu só dava ação, e a gente ia enquadrando de várias formas diferentes enquanto a Gilda conversava com a criançada, e contava histórias, e fazia graça, tudo com ar de professora.

Rodamos então no pátio, numa horta apertada – quase tomei umas duas quedas nessa parte -, voltamos pro Laboratório de Informática, filmamos um plano numa escada, alguns no Laboratório de Química/Biologia, voltamos pra primeira sala, mudando o enquadramento para parecer algo do presente, e fizemos também um plano-créditos no corredor do andar de cima. Esse aí da foto!

Perto das 18h30, encerramos a diária na Biblioteca, com a luz natural já caindo rapidamente e as PLs se fazendo mais do que necessárias. Por idéia do Gu, chamamos até os pais das crianças para assistirem a feitura desses últimos planos!

Catamos toda a nossa tralha, desarmamos o circo, jogamos tudo na van e partimos, porque o dia seguinte também prometia.

No Domingo, a van passou por aqui pra me resgatar com as coisas de som e câmera às 7h30 da manhã. Também já estavam esperando por aqui a Carol e a Gilda. Fomos então resgatando o resto da equipe e pegando o rumo da locação que seria a casa da Professora Marina. Começamos com um atraso imenso, mas só porque a diária estava bem mais leve. O Albanit fez uma ordem do dia pessimista, e pouco antes do almoço, já tínhamos eliminado quase tudo. Como o ambiente era muito apertado, foi só um setup de luz mesmo, com algumas alterações de acordo com cada plano. Deixei a Gabi fazer alguns planinhos também, pra ela se divertir, aproveitando que o dia tava tranqüilo.

Quando estávamos para rodar o ÚLTIMO plano, começaram a cair umas gotas enormes na rua, e em poucos minutos a chuva se intensificou e as gotas viraram pedras de gelo. Mais um pra lista dos inacreditáveis do set: chuva de granizo no último plano da diária. Não tinha muito o que fazer, terminamos de rodar e fomos desmontando tudo enquanto a chuva não aliviava. A produção apareceu com umas cervejas, fazendo a alegria de todos, e ficamos mais alguns muitos minutos conversando e contando histórias até a chuva ficar mais tranquila e conseguirmos carregar a van. E aí acabou!

  • Gustavo Fattori February 20, 2012 at 11:48 am

    POM-BA-POM-BA-POM-BA POM-BA-POM-BA-POM-BA-POM-BA-POM-BA!!!

  • Luciana Arakaki February 23, 2012 at 7:17 pm

    Tito, virei sua fã.
    E parabens, só ouvi elogios de você.

    Beijo
    Lu

  • Tito Ferradans February 28, 2012 at 6:20 am

    Obrigado Lu! :D
    Seu comentário foi deveras inesperado! hahahaha!

    Beijo!