Day-to-Day

[REFILMAGEM] Heat.

August 26, 2010

Esse é mais um trabalhinho de curso, mas que pode interessar diversos tipos de amantes do cinema. Como manda a tradição, na matéria Expressão Por Imagens e Sons II, temos o exercício da Refilmagem, onde escolhemos uma cena de um filme – totalmente a nosso critério -, analisamos seus mais diversos aspectos, e apresentamos isso para o resto da sala.

Esse ano as coisas mudaram um pouco de formato, e estamos trabalhando incialmente em duplas, onde cada dupla analisa uma cena, e depois que todas forem apresentadas, formam-se grupos maiores – com seis pessoas -, a partir da união de duplas em torno de uma cena das três possibilidades da união. Fiz dupla com a May (o nome dela tá bem comum nesse blog, tô reparando), e fomos atrás de um filme que agradasse a ambos.

Chegamos a um consenso com facilidade. Vale enfatizar que a obra escolhida tem um dos tiroteios mais impressionantes e realistas de toda a história de Hollywood, quando os vilões fogem de um roubo a banco, mas preferimos apostar em algo menos megalomaníaco.

Antes de escrever tudo isso que vocês encontram aqui, vimos a cena, no mínimo, umas cinqüenta vezes. Além do material postado, fizemos também um storyboard de cada plano (são sessenta e oito planos, a maioria com menos de um segundo), e planta baixa, com posicionamento dos atores, carros e câmera. Foi trabalhoso pra caramba.

Sendo bem sincero, tenho poucas esperanças de que nossa cena seja escolhida para ser feita, mas, não vamos desistir ainda. Ela é MUITO complexa, em termos de produção – temos carros, tomadas aéreas, armas, vidros quebrando, enfim -, e daria um trabalho fenomenal na pós produção. Certo, chega de enrolação e vamos ao que interessa.

FILME ESCOLHIDO: Fogo Contra Fogo (Heat) – 1995
Escrito, produzido e dirigido por Michael Mann
GÊNERO:
Ação / Policial

SINOPSE: A história de dois homens que estão em lados opostos: o criminoso Neil McCauley (Robert De Niro) e o detetive de homicídios de Los Angeles Vince Hanna (Al Pacino).

Trailer de “Fogo Contra Fogo”

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA
Queríamos uma cena que enfatizasse e fosse construída dinamicamente através de sua montagem, e que também tivesse o som como um elemento marcante na narrativa. O gênero de ação nos agrada, então assistimos diversos filmes no estilo – O Poderoso Chefão, Os Intocáveis, Os Bons Companheiros e, por fim, Fogo Contra Fogo -, em busca de uma cena adequada.

Levando em conta que é uma cena de ação intensa, com muitos tiros e movimentos rápidos, concluímos que também há muito a se aprender conjuntamente nas etapas de pré e pós-produção, combinando efeitos especiais e visuais através de truques na hora da captação e muita composição no After Effects.

CENA ESCOLHIDA: TIROTEIO NO DRIVE-IN
(Tá em baixa qualidade, com a tela cortada em 4:3, mas era a única versão que encontrei no Youtube. A parte que a gente escolheu acaba nos 2:26 de vídeo)

Anteriormente na história, Neil e sua gangue roubaram títulos financeiros de um empresário do tráfico (Roger Van Zant). Na cena escolhida, eles estão realizando uma troca dos títulos por dinheiro, com capangas do mesmo empresário.

Eles marcam o encontro no drive-in abandonado, mas Van Zant tenta enganá-los numa emboscada – que é a cena em questão. O ponto é que Neil e os rapazes estavam preparados para isso. A ação se desenrola e os capangas são eliminados.

Na seqüência seguinte, Neil descobre que o suposto dinheiro da troca não passa de papéis em branco, e continua sua perseguição pela grana.

Para os interessados numa análise mais formal da cena, é só continuar lendo logo abaixo. Se você não quer nem saber dessa coisa de “detalhes do cinema”, vai pro próximo post, ser feliz!

PRINCIPAIS ASPECTOS DA CENA

PLANO DOS EVENTOS

1) Aparência Física – Todos os personagens da cena têm entre trinta e quarenta anos.

2) Figurino e Maquiagem – Todos vestem preto, sendo que os dois motoristas usam ternos, e os outros, casacos. Não há maquiagem digna de nota, exceto algumas poucas utilizações de sangue.

3) Atuação – Apenas o começo da cena pode ser analisado, onde temos um brevíssimo diálogo, depois, só expressões faciais.

4) Cenário – A ação se desenrola num drive-in abandonado.

5) Objetos de Cena – Carros – uma picape e um sedã antigo -, um pacote supostamente contendo dinheiro, e meia dúzia de armas.

6) Tempo – O tempo da cena é o tempo da ação.

7) Clima – É um dia seco, levemente nublado, mas ainda assim com Sol.

8 ) Relações Físicas – Os carros, como elementos maiores, pedem maior profundidade de campo, para não perdermos referências de tamanho. Quando a ação se dá entre os personagens, no começo da negociação, temos uma distância razoável entre os dois homens (Neil e o capanga), pois eles têm uma conversa social, não tão próxima, mas ainda assim próxima o suficiente para vermos as expressões de ambos os envolvidos. O grupo de Neil age como um conjunto, como se fossem uma coisa só, já a dupla de capangas de Van Zant é descoordenada e foge sem nenhum tipo de plano.

9) Cores Reais/Luz Natural – Não temos luzes artificiais na cena, apenas a iluminação do Sol.

10) Som – Temos os diálogos, sempre do ponto de vista da câmera (as vozes ficam mais baixas quando a câmera se distancia), a trilha musical (extra-diegética) se intensifica quando a ação começa, e temos bastante barulho dos motores dos carros, rodas derrapando na areia/asfalto, e os tiros, que ecoam no grande espaço vazio do drive-in.

PLANO DO DISCURSO

1) Formato – É uma peça cinematográfica, em widescreen, com proporção de tela de 1:1.85

2) Tratamento da Câmera – No começo da cena, temos algumas panorâmicas, acompanhando o movimento da picape que se aproxima. Temos também tomadas aéreas bem abertas, como stablishing shots, apresentando o amplo espaço vazio onde se dá o encontro, depois que começa o tiroteio, a câmera sacode bastante, acompanhando as irregularidades do terreno e adrenalina das imagens – ao estilo “câmera na mão”. Temos diversos planos por cima do ombro dos diversos personagens, closes que enfatizam suas expressões, enfim, o trabalho de câmera acompanha as ações e suas reações de tudo que acontece no fogo cruzado. A profundidade de campo é bem grande, e conseguimos ver muitos detalhes dos entornos.

3) Cor e Luz – É possível perceber uma leve correção de cores para tons mais azulados, especialmente nas sombras. Temos uma leve difusão por conta das grandes nuvens de poeira, tanto de tiros como da terra/chão.

4) Efeitos Especiais/Visuais – Os elementos que mais chamam atenção na pequena cena são os tiros. Vemos o brilho dos disparos, fumaça, capsulas que voam. O dano nos carros também deve ser levado em conta. Ambos começam intactos e terminam com os parabrisas estilhaçados, manchados de sangue, e diversos buracos na lataria. E temos um atropelamento dividido em dois planos.

5) Edição – A montagem é extremamente ágil, elemento fundamental numa seqüência bem marcada de ação, tornando mais possível a utilização de vários truques (efeitos especiais). São cerca de vinte planos na primeira metade da cena, antes de o primeiro tiro ser disparado, e mais cinquenta na segunda metade.

6) Efeitos Sonoros – Temos a presença constante de trilha musical,  bem calma na primeira parte e acentuando-se com o começo do tiroteio. Os sons de tiro (e seus impactos) são bem expressivos, reverberando alto quando em áreas externas, e abafados quando dentro do carro. Cada arma tem seu som bastante diferente das outras, evitando confusão por parte do público. O motor dos carros marca o constante movimento durante a cena, tanto no sentido de escapar dali (a picape), como no sentido de revidar o ataque (o sedã).

  • Ferradans. · Estatísticas. October 2, 2010 at 9:27 am

    […] propaganda das refilmagens de novo. Ah, e tenho que apresentar nossa proposta definitiva, já que Heat não foi escolhido (nenhuma novidade até aí). O filme da vez é Onde Os Fracos Não Têm […]

  • Ferradans. · [REFILMAGEM] Onde Os Fracos Não Têm Vez. October 8, 2010 at 6:57 am

    […] vocês devem lembrar, há algumas semanas apareceu por aqui uma coisa toda sobre Refilmagem, eu e a May apresentamos uma proposta de Fogo Contra Fogo, mas na hora de levar a sério e escolher […]

  • Ferradans. · [REFILMAGEM] O Resultado. October 22, 2010 at 8:30 am

    […] quem estava alheio, ou aterrissou aqui de pára-quedas, a refilmagem já foi discutida nesses posts aqui. O que vocês vêem agora é o que saiu de tão longo e complexo […]